PÁGINA DA CAMPANHA

IBOPE: SIDNEI ROCHA LIDERA PESQUISA COM 57% DAS INTENÇÕES DE VOTO

COMÉRCIO DA FRANCA (30/8/2008)

O caos provocado pela falta de água em Franca no fim de julho não atingiu o prestígio de Sidnei Rocha (PSDB) junto aos eleitores. Pesquisa Ibope/EPTV divulgada ontem à noite mostra que o prefeito caminha firme para a reeleição com 57% das intenções de voto.

Gilson Pelizaro (PT) é o segundo colocado com 21%. Os demais candidatos, somados, atingem 4%. Todos os envolvidos na disputa pela Prefeitura comemoraram o resultado, mas os números mostram que somente uma grande reviravolta poderá evitar que a eleição seja definida no primeiro turno.

Foi a primeira pesquisa realizada após o começo da campanha eleitoral. O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Sidnei Rocha obteve 57%.

Na seqüência aparecem Gilson Pelizaro (PT) com 21% e Cristiano Rodrigues (PV) com 2%. Jorge Martins (PSol) e Tito Flávio (PCB) foram citados por um por cento dos eleitores. Do total, 13% não sabem ou não responderam, enquanto 6% disseram que anulariam ou votariam em branco. O prefeito também é líder na pesquisa espontânea: 52%. “Encarei os números com naturalidade. Acho que é o resultado do trabalho que fizemos nos últimos quatro anos. A população está entendendo o nosso esforço”.

Gilson Pelizaro disse que os 21% de intenções de voto estão dentro do planejado pelo partido. “Agora, vamos com a estratégia de uma arrancada maior no último mês de campanha. Estou muito feliz e confiante na possibilidade do segundo turno”.

Os candidatos nanicos não “jogaram a toalha” e ainda alimentam esperanças de uma reviravolta. “Vamos superar o Pelizaro e disputar com Sidnei Rocha”, acredita Cristiano Rodrigues.

Os números do Ibope reafirmam a pesquisa feita pelo Comércio em parceria com o instituto Datalink em junho, quando as candidaturas ainda não estavam definidas. Como foram adotados métodos diferentes, não é possível falar em evolução, mas os cenários são parecidos. “Acho difícil que a situação se inverta. Em política há muitas transformações inesperadas, mas não vejo no horizonte de curto prazo um cenário que indique mudança”, disse o jornalista Corrêa Neves Júnior, diretor-responsável do Comércio da Franca. “Possível é. Provável, não”, completou.

AVALIAÇÃO DE GOVERNO
Outro dado apontado pela pesquisa mostra que as chances de uma reviravolta no cenário político local são remotas: 65% das pessoas ouvidas pelo Ibope avaliaram a administração do prefeito Sidnei Rocha como sendo ótima ou boa. Outras 25% disseram que é regular, 5% acharam ruim e 4% péssima. “Fico muito feliz. É o esforço de toda a equipe sendo reconhecido pela maioria da população. Por outro lado, o índice de aceitação mostra que temos um campo bom para crescer ainda mais”, afirmou o tucano.