PÁGINA DA CAMPANHA

ROGÉRIO LIMONTI: CANDIDATO DE 22 ANOS ADOTA POSIÇÕES FIRMES E CLARAS

COMÉRCIO DA FRANCA (26/9/2008)
I
O estudante Rogério Limonti (PCB), 22, candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Tito Flávio (PCB), fechou ontem a série de sabatinas promovida pelo Grupo Corrêa Neves de Comunicação. Desde o dia 2 de agosto, os dez candidatos a prefeito e vice de Franca passaram pelos microfones da rádio Difusora e apresentaram suas propostas. A última entrevista mostrou um jovem de posições firmes e claras. Mais novo entre os envolvidos na disputa majoritária, Limonti foi o mais direto que todos que o antecederam, principalmente nos assuntos polêmicos, como o aborto. “Minha opinião pessoal sobre o aborto é contra, mas como Estado defendo a descriminalização”, disse, de forma simples.
I
Foi com essa objetividade que o estudante se portou ao longo de toda a sabatina. Limonti teve, em alguns momentos, dificuldades em se expressar por conta de um assumido nervosismo, mas não comprometeu seu desempenho. O candidato defendeu a ocupação de terras e a união civil entre homossexuais. Disse ser favorável à retomada da gestão plena da saúde pelo município - e o conseqüente gerenciamento de vagas na Santa Casa - e afirmou que a defesa dos ideais é mais importante do que a vitória nas urnas. Também criticou os adversários na disputa eleitoral.
I
Ao defender o sistema de tarifa zero no transporte coletivo, principal bandeira de campanha do PCB (prevê a redução gradativa do preço das passagens até zerá-lo), disse que o projeto beneficiaria o trânsito, com a diminuição no número de automóveis nas ruas, e comparou Sidnei Rocha (PSDB) ao deputado federal Paulo Maluf (PP), candidato a prefeito em São Paulo. “Qual foi a idéia de São Paulo para o trânsito? Criar viadutos, construções, túneis. Agora, estão dizendo até em freeways (faixas expressas de tráfego). Só falta o candidato de Franca falar em trazer freeway para a cidade”.
I
Limonti disse que é preciso valorizar o interesse coletivo e que o trânsito não será resolvido com uma cidade “entupida” de carros. “O tarifa zero é um pensamento a longo prazo, uma mudança de cultura. Com a tarifa menor e a melhoria do serviço as pessoas optariam pelos ônibus”.
I
O candidato foi acompanhado pelos pais e pelo líder da chapa, Tito Flávio, que gravou sua participação para exibir no horário eleitoral gratuito do partido. Rogério Limonti prometeu que o PCB fará uma administração transparente e consultará a população sobre assuntos de interesse público. Acusou o atual governo de ser fechado e burocrático. “Não aceita o contraditório e muito menos a participação da população”.
I
Ao fazer o comentário, repudiou a tentativa do prefeito Sidnei Rocha de tentar barrar na Justiça a exibição do programa do PCB. Alegou que a coligação de apoio ao prefeito tem mais de 15 minutos e o PCB apenas 43 segundos e que, mesmo assim, foram obrigados a brigar judicialmente para ficar no ar. “Ele (o prefeito) ingressou com um processo no cartório eleitoral simplesmente pelo fato de questionarmos a administração dele”.
I
Sidnei Rocha não foi o único alvo de Limonti. Por duas vezes, o estudante ironizou a postura do candidato do PV, Cristiano Rodrigues, sabatinado na terça-feira. Primeiro, afirmou que não basta dizer que é de nova geração - nome da coligação de Crico - e não apresentar propostas concretas para a cidade. Também disse que Crico teria inventado um conceito ao falar em federalizar a Santa Casa. “Não podemos pensar em uma palavra na hora e falar. Tem que ter proposta e pensar como é a Santa Casa hoje”.
I
Ao falar sobre a crescente fila das cirurgias eletivas em Franca, que hoje teria mais de 5 mil pessoas na espera, Rogério Limonti também esnobou a propagada parceria entre o candidato do PT à Prefeitura, Gilson Pelizaro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Afirmou que existem linhas de financiamento para fazer as operações independente de ser do partido de Lula. “Isto é obrigação. O francano é brasileiro. Não precisa ser amigo. Tem que se pensar em programa e projeto”.
I
MAIS CRÍTICAS
Rogério Limonti falou ainda na relação que Tito e ele pretendem ter com a Câmara Municipal. Disse que o fato de seu partido, o PCB, ter apenas um candidato a vereador não vai atrapalhar em uma eventual administração. Acredita que os vereadores não rejeitariam um projeto apresentado após discussão pública e aprovação popular e que essa seria a forma de convencimento. “Que tipo de política é essa em que se dá caminhão de terra para ganhar voto do vereador?”, questionou.
I
Limonti fez uma avaliação crítica sobre os candidatos à Câmara e afirmou que eles não sustentam idéias e propostas. Disse que alguns não têm a mínima noção do que dizem no horário eleitoral. “Estão ganhando votos de amigos, parentes e em troca de favores”.
I
Rogério Limonti também disparou contra o atual vice-prefeito, Ary Balieiro (PTB), ao afirmar que terá uma atuação efetiva ao lado de Tito Flávio caso vença as eleições. “Tem que ser vice para atuar, trabalhar, fazer e cobrar o prefeito. Ficar só como enfeite não dá certo”.
I
Foto: "Com a testa franzida, Limonti fala, em sabatina, de seu plano de governo" (Fred Casagrande/Comércio da Franca).