PÁGINA DA CAMPANHA

Mostrando postagens com marcador noticias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador noticias. Mostrar todas as postagens

INTERNAUTAS ELEGEM OS CINCO PRINCIPAIS PROBLEMAS DE FRANCA

No ar desde julho, enquete do PCB-Franca totalizou 309 votos

O Comitê Municipal do Partido Comunista Brasileiro - PCB lançou em seu blog a seguinte enquete: "Na sua opinião, quais são os 5 principais problemas de Franca?".

Confirmando todas as pesquisas e contrariando apenas a opinião do atual prefeito, para quem a Saúde Pública em Franca "é melhor que Unimed" (sic), a maioria dos internautas elegeu a Saúde Pública como o principal problema da cidade. Ao todo, "Demora no Atendimento Médico e Agendamento de Consultas" foi a alternativa assinalada por 14,24% dos participantes (44 votos).

O "Monopólio da Empresa de Ônibus" vem a seguir, apontado como o principal problema de Franca por 12,94% dos votantes (40 votos). Se somada aos 9,71% obtidos pela "Tarifa Alta do Ônibus" (30 votos) - quinto problema mais lembrado pelos internautas -, a opção pelo Transporte Público como a principal demanda da cidade atinge o impressionante índice de 22,65% das participações registradas pela enquete do PCB-Franca (70 votos).

"Ausência de Poder Popular", com 12,30% das indicações (38 votos), e "Falta de Política Cultural", com 10,36% (32 votos), completam a relação dos cinco principais problemas de Franca, segundo a opinião dos visitantes do blog do Comitê Municipal do Partido Comunista Brasileiro - PCB.

O candidato do PCB a Prefeitura de Franca e Secretário Político Municipal do partido, Tito Flávio Bellini, reconhece que não se deve atribuir à enquete um rigor científico que ela não tem. No entanto, ressalta Bellini, "os resultados da enquete se aproximam bastante dos levantamentos realizados pelo Ibope na cidade".

"Na verdade, os nossos números [da enquete do PCB-Franca] estão mais perto da realidade do que muita pesquisa de intenção de voto publicada por aí", completa Bellini.

CONFIRA O RESULTADO FINAL
Na sua opinião, quais são os 5 principais problemas de Franca?

1. Demora no Atendimento Médico e Agendamento de Consultas -14,24% (44 votos)
2. Monopólio da Empresa de Ônibus - 12,94% (40 votos)
3. Ausência de Poder Popular - 12,30% (38 votos)
4. Falta de Política Cultural - 10,36% (32 votos)
5. Tarifa Alta do Ônibus - 9,71% (30 votos)

6. Indícios de Obras Superfaturadas - 9,39% (29 votos)
7. Fechamento das Fábricas Calçadistas - 7,77% (24 votos)
8. Expansão do Cultivo da Cana-de-Açúcar - 7,44% (23 votos)
9. Monopólio nos Meios de Comunicação - 7,12% (22 votos)
10. Elevado Preço da Energia Elétrica -5,50% (17 votos)
11. Córregos Desmoronando - 3,24% (10 votos)
Total - 100% (309 votos)


Secretaria de Comunicação
Partido Comunista Brasileiro - PCB
COMITÊ MUNICIPAL DE FRANCA
http://pcbfranca.blogspot.com

ROGÉRIO LIMONTI: CANDIDATO DE 22 ANOS ADOTA POSIÇÕES FIRMES E CLARAS

COMÉRCIO DA FRANCA (26/9/2008)
I
O estudante Rogério Limonti (PCB), 22, candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Tito Flávio (PCB), fechou ontem a série de sabatinas promovida pelo Grupo Corrêa Neves de Comunicação. Desde o dia 2 de agosto, os dez candidatos a prefeito e vice de Franca passaram pelos microfones da rádio Difusora e apresentaram suas propostas. A última entrevista mostrou um jovem de posições firmes e claras. Mais novo entre os envolvidos na disputa majoritária, Limonti foi o mais direto que todos que o antecederam, principalmente nos assuntos polêmicos, como o aborto. “Minha opinião pessoal sobre o aborto é contra, mas como Estado defendo a descriminalização”, disse, de forma simples.
I
Foi com essa objetividade que o estudante se portou ao longo de toda a sabatina. Limonti teve, em alguns momentos, dificuldades em se expressar por conta de um assumido nervosismo, mas não comprometeu seu desempenho. O candidato defendeu a ocupação de terras e a união civil entre homossexuais. Disse ser favorável à retomada da gestão plena da saúde pelo município - e o conseqüente gerenciamento de vagas na Santa Casa - e afirmou que a defesa dos ideais é mais importante do que a vitória nas urnas. Também criticou os adversários na disputa eleitoral.
I
Ao defender o sistema de tarifa zero no transporte coletivo, principal bandeira de campanha do PCB (prevê a redução gradativa do preço das passagens até zerá-lo), disse que o projeto beneficiaria o trânsito, com a diminuição no número de automóveis nas ruas, e comparou Sidnei Rocha (PSDB) ao deputado federal Paulo Maluf (PP), candidato a prefeito em São Paulo. “Qual foi a idéia de São Paulo para o trânsito? Criar viadutos, construções, túneis. Agora, estão dizendo até em freeways (faixas expressas de tráfego). Só falta o candidato de Franca falar em trazer freeway para a cidade”.
I
Limonti disse que é preciso valorizar o interesse coletivo e que o trânsito não será resolvido com uma cidade “entupida” de carros. “O tarifa zero é um pensamento a longo prazo, uma mudança de cultura. Com a tarifa menor e a melhoria do serviço as pessoas optariam pelos ônibus”.
I
O candidato foi acompanhado pelos pais e pelo líder da chapa, Tito Flávio, que gravou sua participação para exibir no horário eleitoral gratuito do partido. Rogério Limonti prometeu que o PCB fará uma administração transparente e consultará a população sobre assuntos de interesse público. Acusou o atual governo de ser fechado e burocrático. “Não aceita o contraditório e muito menos a participação da população”.
I
Ao fazer o comentário, repudiou a tentativa do prefeito Sidnei Rocha de tentar barrar na Justiça a exibição do programa do PCB. Alegou que a coligação de apoio ao prefeito tem mais de 15 minutos e o PCB apenas 43 segundos e que, mesmo assim, foram obrigados a brigar judicialmente para ficar no ar. “Ele (o prefeito) ingressou com um processo no cartório eleitoral simplesmente pelo fato de questionarmos a administração dele”.
I
Sidnei Rocha não foi o único alvo de Limonti. Por duas vezes, o estudante ironizou a postura do candidato do PV, Cristiano Rodrigues, sabatinado na terça-feira. Primeiro, afirmou que não basta dizer que é de nova geração - nome da coligação de Crico - e não apresentar propostas concretas para a cidade. Também disse que Crico teria inventado um conceito ao falar em federalizar a Santa Casa. “Não podemos pensar em uma palavra na hora e falar. Tem que ter proposta e pensar como é a Santa Casa hoje”.
I
Ao falar sobre a crescente fila das cirurgias eletivas em Franca, que hoje teria mais de 5 mil pessoas na espera, Rogério Limonti também esnobou a propagada parceria entre o candidato do PT à Prefeitura, Gilson Pelizaro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Afirmou que existem linhas de financiamento para fazer as operações independente de ser do partido de Lula. “Isto é obrigação. O francano é brasileiro. Não precisa ser amigo. Tem que se pensar em programa e projeto”.
I
MAIS CRÍTICAS
Rogério Limonti falou ainda na relação que Tito e ele pretendem ter com a Câmara Municipal. Disse que o fato de seu partido, o PCB, ter apenas um candidato a vereador não vai atrapalhar em uma eventual administração. Acredita que os vereadores não rejeitariam um projeto apresentado após discussão pública e aprovação popular e que essa seria a forma de convencimento. “Que tipo de política é essa em que se dá caminhão de terra para ganhar voto do vereador?”, questionou.
I
Limonti fez uma avaliação crítica sobre os candidatos à Câmara e afirmou que eles não sustentam idéias e propostas. Disse que alguns não têm a mínima noção do que dizem no horário eleitoral. “Estão ganhando votos de amigos, parentes e em troca de favores”.
I
Rogério Limonti também disparou contra o atual vice-prefeito, Ary Balieiro (PTB), ao afirmar que terá uma atuação efetiva ao lado de Tito Flávio caso vença as eleições. “Tem que ser vice para atuar, trabalhar, fazer e cobrar o prefeito. Ficar só como enfeite não dá certo”.
I
Foto: "Com a testa franzida, Limonti fala, em sabatina, de seu plano de governo" (Fred Casagrande/Comércio da Franca).

LIMONTI FOI OBJETIVO EM ASSUNTOS POLÊMICOS

COMÉRCIO DA FRANCA (26/9/2008)

Os nove candidatos a prefeito e a vice que haviam passado até ontem pela manhã pela sabatina da Rádio Difusora enfrentaram dificuldades ou foram evasivos para expressar suas opiniões sobre temas polêmicos, que costumam gerar repercussão. Aos 22 anos, Rogério Limonti respondeu com naturalidade às questões e não deixou dúvidas.

Primeiro, foi questionado sobre o aborto. “É uma opinião bem clara a minha. Sempre participei da igreja Católica e tenho minha formação na Igreja São Judas Tadeu. Minha opinião pessoal, sou contra, mas não dá para me sobrepor ao Estado. Como defensor e representante do Estado, defendo a descriminalização do aborto para que pessoas de outras crenças tenham suas opiniões respeitadas”.

O candidato do PCB também defendeu o direito de invasão de terra, mas teve o cuidado de trocar a expressão por ocupação. “O MST ocupa terras para pressionar o governo a realizar a reforma agrária. Sou favorável à ocupação”.

Ao emitir sua opinião sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo, criticou a falta de objetividade dos adversários. “Teve candidato que veio aqui e disse: ‘cada um faz o que quiser’. Não podemos lidar com os problemas assim. É preciso assegurar direitos ao cidadão. Sou a favor da união civil”.

Rogério Limonti afirmou que a divulgação das propostas defendidas pelo PCB partido é mais importante do que a vitória. “Não dá para mudar o discurso para ganhar uma eleição. A gente traz as idéias e propostas e, aí, consegue a vitória a partir desta luta. Não pensamos na vitória a qualquer custo e, sim, com propostas”.

SIDNEI ROCHA PERDE INSERÇÕES NO RÁDIO

COMÉRCIO DA FRANCA (26/9/2008)

A coligação “Somos Todos Franca”, liderada por Sidnei Rocha (PSDB), perdeu todas as inserções de rádio a que tinha direito nesta sexta-feira. No lugar entrará as inserções da coligação “A Vontade do Povo”, de Gilson Pelizaro (PT). A troca é um direito de resposta que o juiz Wagner Carvalho Lima concedeu ao petista. Na sentença, o juiz considera as expressões “corrupção e mentira”, que o tucano fez ao PT, como injuriosas.

Em outra sentença, o juiz puniu a coligação de Sidnei com a perda das inserções de televisão no sábado. Já na segunda-feira, 29, Sidnei terá que ceder um minuto do seu programa do horário eleitoral para o direito de resposta do PT.

José Eduardo David, presidente do diretório municipal do PT, disse que não esperava outro resultado. “Estávamos todos fazendo uma campanha limpa até que ele despencou nas pesquisas e bateu desespero. Começou a agredir de graça”.

CONTRA O PCB
A coligação de Sidnei Rocha entrou com uma representação contra o PCB (Partido Comunista Brasileiro) alegando que o partido tem usado o horário eleitoral de vereador para fazer campanha para prefeito.

Tito Flávio, candidato a prefeito pelo PCB, disse que Sidnei pede direito de resposta porque ele fez críticas ao tucano quanto à falta de vagas em creches, mas nega que tenha cometido irregularidades.

TITO FLÁVIO PREVIA QUEDA DE SIDNEI

COMÉRCIO DA FRANCA (20/9/2008)

O candidato Tito Flávio (PCB) acompanhou a divulgação da pesquisa Ibope e disse que a queda de Sidnei reflete o que ele tem observado pelas ruas. “O prefeito não está tão intocável assim como ele vem se apresentando no horário eleitoral. Temos acompanhado as pessoas nas ruas e esta pesquisa se aproxima um pouco das opiniões que temos ouvido”, diz.

Tito manteve o mesmo índice de intenção de votos da pesquisa Ibope realizada no mês passado (1%), o que para o comunista é bom. Ele comemora o desempenho durante a sabatina promovida pelo Grupo Corrêa Neves de Comunicação. “A gente acredita que vai morder uma fatia maior de indecisos. Vamos continuar nossa linha de não só críticas e não só propostas, mostrando a realidade e as alternativas”.

TUCANO CAI 6 PONTOS; PELIZARO CRESCE 7

COMÉRCIO DA FRANCA (21/9/2008)

A pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira mostra que o prefeito Sidnei Rocha (PSDB) está em primeiro lugar, com 51% das intenções de voto em Franca. A seguir surge o petista Gilson Pelizaro, com 28%. Cristiano Rodrigues (PV) vem em terceiro, com 2%; Jorge Martins (PSol) e Tito Flávio (PCB) têm 1%.

Os eleitores que declararam que não sabem ou não opinaram ou não sabem em quem votarão representam 15% e 3% disseram que votarão em branco ou anularão o voto.

Esta foi a segunda pesquisa realizada pelo Ibope em Franca para as eleições de outubro na cidade. Foram ouvidos 504 eleitores entre os dias 16 e 18 deste mês. Está registrada sob o número 1620/2008 no 46º Cartório Eleitoral.

Os números registram uma oscilação considerável no desempenho dos dois primeiros colocados. Rocha, na primeira pesquisa do Ibope, em 29 de agosto, tinha 57% das intenções. Caiu para 51%. A candidatura de Pelizaro segue tendência inversa. Na primeira pesquisa Ibope, o petista tinha 21%. Agora, tem 28% das intenções de voto.

Os candidatos nanicos, Crico, Jorginho e Tito Flávio, permanecem exatamente com os mesmos percentuais nas duas pesquisas.

SEGUNDO TURNO
Considerando-se a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, pela primeira vez desde o início da campanha, a possibilidade da eleição não ser decidida no primeiro turno ganha força.

Na simulação de segundo turno entre Rocha e Pelizaro, o tucano, segundo o Ibope, vence o petista por 53% a 32%.

REJEIÇÃO
Os índices de rejeição também mudaram de uma pesquisa para outra. Gilson Pelizaro tinha 24% e caiu para 22%. Tito também viu seu percentual reduzir, de 21% para 17%.

A rejeição dos demais aumentou; Sidnei Rocha saltou de 17% para 22%; Jorginho passou de 10% para 11% e Crico avançou de 8% para 10%.

IBOPE: SIDNEI CAI, GILSON PELIZARO SOBE E CRESCEM CHANCES DE SEGUNDO TURNO

COMÉRCIO DA FRANCA (20/9/2008)

O Ibope (Instituto Brasileiro de Pesquisas de Opinião e Estatística) divulgou ontem sua segunda rodada de pesquisas eleitorais em Franca. Pela primeira vez desde o começo das campanhas, o cenário não indica uma vitória fácil de Sidnei Rocha (PSDB) no primeiro turno. O tucano continua na liderança pelas intenções de voto, mas perdeu seis pontos percentuais desde o dia 29 de agosto - quando foi divulgada a primeira pesquisa Ibope - e caiu de 57% para 51%.

Ao mesmo tempo, Gilson Pelizaro (PT) cresceu sete pontos, saltando de 21% para 28%. Na prática, Pelizaro fez o que parecia improvável: tomou votos de Sidnei Rocha e reduziu a distância que os separava, de 36 para 23 pontos percentuais. O número de eleitores indecisos também cresceu, de 13% para 15%. Os demais candidatos estão estagnados (veja quadro ao lado). Neste momento, seria impossível antecipar se Franca verá, pela primeira vez em sua história, uma eleição municipal ser decidida no segundo turno.

O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 16 e 18 de setembro. Na pesquisa espontânea - aquela em que o eleitor diz em quem pretende votar sem possuir a lista de candidatos -, o prefeito também aparece em queda. Sidnei Rocha (PSDB) tinha 52% e agora está com 48% das intenções de voto. Pelizaro subiu de 20% para 25%.

A inversão de tendência acontece uma semana depois do debate promovido pela TV Record em parceria com o Grupo Corrêa Neves de Comunicação. No último domingo (14), os candidatos estiveram frente a frente e tiveram a oportunidade de debater os problemas da cidade e como pretendem resolvê-los. Como o antecipado por um comunicado oficial, Sidnei Rocha faltou e virou alvo de todos.

Na véspera, sábado (13), o tucano participou de um tumultuado comício em Pedregulho no qual declarou apoio a Dirceu Polo, candidato do PSDB na cidade. Durante a semana, o Partido dos Trabalhadores aproveitou para fazer uma ácida propaganda eleitoral na TV. Abusou de cenas do tucano cantando e dançando - gravadas no comício em Pedregulho -, e da bancada vazia durante o debate.

“(Sidnei) Correu e foi para um comício em Pedregulho. Encare o povo de sua cidade, Sidnei. Está com medo de quê?”, provocaram os petistas no horário. Em Franca, o tucano não fez comícios.Gilson Pelizaro também contou com o apoio de integrantes do primeiro escalão do governo Lula. Ministros, secretários e até o próprio presidente da República gravaram depoimentos pedindo votos para o candidato petista de Franca.

REJEIÇÃO

A queda não é a única má notícia para Sidnei Rocha. O número de eleitores que não votaria nele de jeito nenhum cresceu. Seu índice de rejeição subiu cinco pontos, de 17% para 22%, e agora ele está empatado com o de Gilson Pelizaro.

O petista, que minimizou a importância de todas as pesquisas realizadas até ontem, que o colocavam em um longínquo segundo lugar, mudou subtamente de humor. “A pesquisa sinaliza segundo turno com certeza em Franca. Os números mostram que estamos no caminho certo e com a estratégia correta”, comemora. “A eleição não está ganha para ninguém e vamos trabalhar até o final. Ganhamos um fôlego extra”.

Pelizaro acredita que seu crescimento se deve à campanha intensa que tem feito ao lado do vice André Jorge (PPS). Para ele, o fato de não ter participado do debate pesou para a queda de Sidnei Rocha. “Todo ato covarde atrapalha qualquer cidadão. Esta covardia do prefeito, com certeza, deve ter atrapalhado”.

AINDA NA FRENTE

Apesar da considerável queda, Sidnei Rocha ainda conta com ampla aprovação popular, situação que pouco mudou no último mês. Segundo a mesma pesquisa Ibope, 63% dos francanos avaliam como boa ou ótima a administração atual. Apenas 26% a classificaram como regular, 4% como ruim e 7% péssima. Em 29 de agosto, 90% dos eleitores da cidade aprovavam a administração, agora o índice é de 89%. Ou seja, a intenção de votos não está diretamente relacionada a como a cidade avalia o governo.

Além disso, 65% dos eleitores, mesmo aqueles que não pretendem votar nele, acreditam que o tucano vencerá as eleições.Rocha acusou o golpe e desapareceu. Não atendeu à reportagem nem retornou aos recados deixados com seu assessor, Marcelo Facuri. O coordenador da coligação “Somos Todos Franca”, José Marcos Berteli, também não foi localizado.

Para os candidatos nanicos a pesquisa indica que pode haver uma “surpresa” nas urnas. “Onde a gente vai não encontra rejeição. Acredito que teremos uma surpresa na última semana”, disse Cristiano Rodrigues (PV), o Crico. Jorge Martins (PSol), o Jorginho, acredita que a pesquisa não reflete a realidade e para Tito Flávio (PCB) a queda de Sidnei Rocha já era previsível.

A segunda pesquisa Ibope está registrada na 46ª Zona Eleitoral de Franca sob número 1620/2008. A margem de erros é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

TITO FLÁVIO AFIRMA QUE COMBATERÁ A SONEGAÇÃO

COMÉRCIO DA FRANCA (18/9/2008)

O candidato pelo PCB, Tito Flávio, foi o entrevistado de ontem no Jornal Regional da EPTV. Durante cinco minutos, Tito falou das suas propostas para a Prefeitura de Franca. Disse que é necessário combater a sonegação de impostos e que fará campanhas de esclarecimento para que a população faça o pagamento, mas não descarta as execuções judiciais e a necessidade de desapropriação em alguns casos.

O comunista voltou a “bater na tecla” da tarifa zero para o transporte coletivo, que prevê a gratuidade total em até quatro anos, e sobre a necessidade de instalar uma engenharia de tráfego em Franca, para controlar o trânsito. “É um projeto (tarifa zero) que muitos consideram ousado, mas o próprio candidato Kassab (prefeito de São Paulo), que não é de esquerda, começou a fazer a defesa deste projeto para a cidade de São Paulo, a maior da américa latina”.

Sobre o recapeamento de ruas e dos bairros sem asfalto, Tito disse que buscará recursos no Ministério das Cidades. “Vamos estudar. Assim que assumirmos o governo captaremos recursos que estão disponíveis para isso. Muitos a fundo perdido”.

TITO FLÁVIO: IDÉIAS CLARAS E POSIÇÕES FIRMES NA SABATINA

COMÉRCIO DA FRANCA (17/9/2008)
I
O candidato a prefeito pelo PCB, Tito Flávio, foi sabatinado ontem pela Rádio Difusora e respondeu a todas as perguntas com firmeza. Tranqüilo, emitiu opiniões claras, bem definidas e mostrou o que pensa. O eleitor pode não concordar com suas afirmações, mas sabe exatamente em que o comunista acredita. Tito voltou a defender sua grande bandeira, que é a municipalização do transporte, uma maior abertura popular na administração da cidade e a retomada da gestão plena da Saúde. Fez um apelo aos eleitores para prorrogar a campanha eleitoral e levar a decisão para o segundo turno. “Vamos dar mais 20 dias para a gente refletir melhor; 20 dias não vão fazer tanta diferença, agora, como vão poder fazer quatro anos. É a possibilidade da cidade ter dois turnos. No primeiro, você pode votar naquele projeto que tem identidade”.
I
A falta de estrutura do PCB ficou evidente na chegada do candidato ao Auditório “Jornalista Corrêa Neves”, de onde o programa é transmitido. Tinha apenas a companhia de um solitário assessor. Foi o próprio Tito quem instalou a aparelhagem particular para gravar sua participação. Quando os microfones foram abertos, o professor universitário fundamentou as respostas e defendeu seus princípios. Ao ser questionado porque deixou o PT, em 2007, fugiu das justificativas comuns dadas por companheiros de debandada.
I
“Alguns apontam traições ou mudanças de posição. A minha saída não vai muito neste sentido. Foi uma releitura que fiz da tradição e do papel do PT na história e dos limites, até, desta posição. Considero o PT um partido de centro esquerda, próximo à social democracia. As necessidades da sociedade que precisa do Poder Público vão muito além de meras garantias de uma certa seguridade social”.
I
Ex-diretor do partido durante os oito anos em que o PT administrou a cidade, Tito Flávio diz ter entrado em choque por diversas vezes com os companheiros. “A gente costuma dizer que não era um governo do PT. Era um governo de um setor do PT. Outros setores não eram ouvidos. Tentava reorientar onde acreditava que estava errado e que poderia melhorar. Infelizmente, não fomos ouvidos. Isto gerou um desgaste muito grande”.
I
O candidato defendeu os valores comunistas, como o controle dos meios de produção por parte do Estado. “Sem dúvida. Defendo uma concepção em que o Estado tem que ser forte. Empresas públicas não são, por natureza, ineficientes ou corruptas. Costuma-se dizer que um Estado grande, que cumpra suas funções constitucionais, é moroso. Não é. Para todo político corrupto, existe um ente corruptor”.
I
Tito Flávio também marcou posição ao defender a atuação do Poder Público no incentivo da autogestão (quando os funcionários assumem o controle da empresa em que trabalham e passam a administrá-la) para evitar falências. “Defendemos que a Prefeitura seja intermediadora e vá de encontro aos trabalhadores. Que os ajude a se organizarem e dê a opção: se (o proprietário) não está dando conta, vamos ver se o trabalhador quer assumir a empresa”.
I
TARIFA ZERO
Candidato com a proposta mais ousada, Tito Flávio voltou a defender na sabatina sua principal bandeira de campanha: a municipalização do transporte público, batizada de tarifa zero. “Muitos consideram o projeto radical e comunista, mas fiquei muito surpreso ao saber que o candidato a prefeito em São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), começou a fazer a defesa da tarifa zero. Não é meramente uma questão ideológica. O projeto tem várias facetas, como distribuição de renda e o modelo de cidadania e o tipo de cidade que a gente quer”.
I
Tito disse que a redução no preço das passagens seria gradual e a economia possibilitaria uma maior injeção de dinheiro na economia do município. Segundo suas estimativas, a Prefeitura deveria gastar de R$ 35 milhões a R$ 40 milhões anuais - quase o dobro dos recursos disponíveis para investimentos no orçamento da cidade atualmente - para bancar o serviço.
I
Por mais que se esforçou, não foi convincente ao falar da viabilidade de conseguir dinheiro para pagar a conta. “Aquecendo a economia, aumentaria a arrecadação de impostos do município. Seria necessário fazer uma reforma tributária que não onere a classe média. Também poderíamos buscar subsídios federais”.
I
Foto: "O candidato do Partido Comunista Brasileiro, Tito Flávio, responde às perguntas dos jornalistas durante a sabatina da Rádio Difusora na manhã de ontem" (Fred Casagrande/Comércio da Franca).

TITO DEFENDE CASAMENTO GAY E O DIREITO DE A MULHER ABORTAR

COMÉRCIO DA FRANCA (17/9/2009)
I
Tito Flávio foi o candidato com postura mais clara ao falar sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo. “Sem dúvida, sou favorável. Tive a oportunidade, inclusive de estar presente em uma parada do orgulho gay em São Paulo e fiquei surpreso com o nível de organização. Também sou favorável a casal de gays adotarem crianças”.
I
Ao dar sua opinião sobre a legalização do aborto, não foi tão direto. “Pessoalmente, vim me perguntando sobre isto. Nunca tive uma posição muito definida, porque é um tema muito complexo. Minha defesa como homem público e, até pessoal, é pela descriminalização do aborto. A mulher não pode ser criminalizada por isto”.
I
Questionado sobre a invasão de terras, o candidato citou a Constituição Federal para dizer que a propriedade tem de atender a sua função social. “Não existem invasões. Grileiro é que invade terra. A ocupação é um ato legítimo de pressionar o Poder Público para que a lei seja cumprida”, disse.
I
SAÚDE
Tito Flávio afirmou que vai brigar para retomar o controle da Saúde, hoje, entregue ao Estado, para poder ter uma incidência direta sobre a Santa Casa com o objetivo de melhorar o atendimento. “Não defendo a intervenção. Defendo o diálogo com os gestores e a necessidade de rever o contrato. Para isto, é fundamental recuperar a gestão para poder negociar”.
I
Voltou a reafirmar o compromisso de campanha de construir 40 PSFs (Programa de Saúde da Família) na cidade. Hoje, são cinco núcleos. Para ele, dinheiro não seria problema. “Existe uma linha de financiamento do Ministério da Saúde para implantação de núcleos. Depois, tem repasses mensais para ajudar no custeio. Isto, a médio prazo, traz impacto na redução do atendimento do pronto-socorro. Aquilo está lotado, porque não tem pronto atendimento nos bairros”.

Foto: "Tito lê a Constituição da República no intervalo da sabatina: preparação para a entrevista" (Fred Casagrande/Comércio da Franca).

AUSENTE, SIDNEI VIRA ALVO DE RIVAIS EM DEBATE

FOLHA DE S.PAULO (Caderno Ribeirão, 15/9/2008, p. C9)

Candidatos à Prefeitura de Franca afirmam que o tucano foi 'covarde' por faltar ao encontro promovido pela TV Record

Apesar de ausente, o prefeito de Franca e candidato à reeleição, Sidnei Fraco da Rocha (PSDB), foi o principal alvo dos outros candidatos d cidade no debate promovido ontem pela TV Record de Ribeirão Preto.

Durante todo o programa, Gilson Pelizaro (PT), Cristiano Rodrigues (PV), Jorge Martins (PSOL) e Tito Flávio (PCB) fizeram críticas a Sidnei, que lidera a última pesquisa Ibope/EPTV, divulgada no dia 29 de agosto, e atacaram a atual administração da prefeitura.

Na época, a pesquisa apontava o tucano com 57% das inteções de voto, seguido por Pelizaro, com 21%, Rodrigues (2%) e Martins e Tito Flávio (1%).

"Covarde" foi o adjetivo mais usado pelos adversários que, durante o programa, apresentaram poucas propostas e, em uníssono, enumeraram problemas da administração.

Perguntas feitas entre os candidatos, mas com abertura para críticas a Sidnei, foram comuns, feitas principalmente Gilson Pelizaro. Ente os quatros, porém, nenhum ataque foi realizado.

Em uma das questões, o petista citou o alargamento do córrego dos Bagres, na avenida Hélio Palermo, e perguntou a Cristiano Rodrigues o que ele achava da "incompetência da prefeitura". "A incopetência é gritante, ele trabalha com o calendário eleitoral", respondeu o candidato do PV.

Mais tarde,Pelizaro, novamente, deu chance para que Tito Flávio criticasse Sidnei. "A atual administração tirou a isenção dos aposentados. Eles agora são obrigados a pagar impostos. O que o senhor acha disso?". "O prefeito governa para a elite", foi a resposta de Tito, que em determinado momento passou a atacar Sidnei com mais ênfase. "Ele mente no horário eleitoral", disse.

Jorge Martins também não poupou o adversário. "Há deficiências em todas as áreas da cidade. Infelizmente, sua prepotência e a arrogância não permitem que ele veja isso".

Ao final, os candidatos lamentaram a ausência do prefeito. "Ele se acovardou pois sabia que íamos colocartemas graves", disse Pelizaro. "Mais do que morno, foi um debate em que os princípios democráticos foram feridos", disse Rodrigues.

TITO ATACA TUCANOS NO HORÁRIO POLÍTICO ELEITORAL

COMÉRCIO DA FRANCA (11/9/2008)

“Tucano é uma ave da ordem dos piciformes que se alimenta de pequenos frutos e, não raro, pilha ninhos de outras aves. Vive em pequenos bandos”. Este foi o tom usado no programa eleitoral de ontem do candidato a prefeito Tito Flávio (PCB). Ao fundo, havia fotografia dos tucanos José Serra, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso. O comunista aumentou o tom de crítica ao atual prefeito Sidnei Rocha (PSDB) em seus últimos programas da TV.

Na propaganda foi citado também que a falta de cadastro de crianças pela Prefeitura faz com que a educação infantil municipal deixe de arrecadar R$ 2 milhões.

O “combate ao prefeito” continuou com Gilson Pelizaro (PT). Ele afirma que Sidnei e Ary “derrubaram três escolas”. Jorge Martins (PSol) engrossou o coro, afirmando que o Pronto-Socorro “Dr. Janjão” está uma calamidade. O único que poupou o atual prefeito foi Crico (PV), que citou seu projeto da “Escola Nova Geração”. Rocha não atacou e nem se defendeu. Restringiu-se à exibição de realizações de seu mandato.

TITO FLÁVIO INSISTE NO ÔNIBUS DE GRAÇA

COMÉRCIO DA FRANCA (11/9/2008)

A proposta de Tito Flávio (PCB) para o transporte urbano de Franca é a mais radical de todos os candidatos. Ele quer implantar “tarifa zero”, reduzindo o custo das passagens de forma gradual, até atingir a gratuidade total.

Uma das medidas do candidato para tornar a proposta possível será pôr fim no que chama de “monopólio da São José” e fazer uma “grande reestruturação no sistema”. “Não tem como sustentar política de tarifa zero se a empresa é privada e, além de tudo, monopoliza”.

Tito é favorável a municipalização (não estatização) do transporte. “O Poder Público deve voltar a controlar, se não diretamente os ônibus, mas os itinerários (...). São R$ 70 milhões por ano faturados hoje pela São José. O custo total de manutenção de um sistema desse gira em torno de R$ 35 milhões. Dá para reduzir a margem de lucro e a tarifa”, explica.

Para fazer o cálculo do faturamento da empresa, o candidato tomou por base o número de passageiros pagantes. O problema é que ele não sabe quais são os gastos da empresa com o transporte. Os R$ 35 milhões, segundo Tito, foi de um levantamento preliminar da sua equipe de campanha.

SAÚDE: TITO PEDIRÁ GESTÃO DE RECURSOS DE VOLTA

COMÉRCIO DA FRANCA (7/9/2008)

De todos os candidatos à Prefeitura de Franca, Tito Flávio (PCB) é o mais critico à iniciativa de Sidnei Rocha de ter repassado para o Estado a gestão dos recursos do SUS. Disse que, se eleito, vai tentar retomar a gestão e cuidar da saúde fora do gabinete. “Ele (Sidnei Rocha) passou anos dizendo que o problema da saúde era gerencial e que resolveria sentado lá do gabinete. Agora diz que não há muito mais o que fazer e que a saúde em Franca está a mil maravilhas”.

Além da retomar a gestão, Tito quer investir na prevenção de doenças. Sua idéia, a princípio, é criar 40 núcleos do PSF (Programa Saúde da Família). “O prefeito queria desativá-los. Nós queremos, na verdade, montar pelo menos 40. Mesmo com esse número, a gente não atinge o nível indicado pelo Ministério da Saúde”. O candidato não explicou de onde virá o dinheiro para a construção dos novos núcleos.

PARA TITO AINDA HÁ TEMPO PARA ELEITOR DEFINIR VOTO

COMÉRCIO DA FRANCA (30/8/2008)

“Pesquisa nem sempre retrata o resultado de uma eleição”. Essa foi a frase usada pelo candidato Tito Flávio (PCB) para avaliar a pesquisa de intenção de votos feita pelo Ibope e divulgada ontem.

Embora não demonstre preocupação com o 1% que recebeu, Tito disse que a pesquisa foi favorável à sua candidatura. “É positivo porque a gente já apareceu”

O candidato comemorou o fato de estar tecnicamente empatado com Cristiano Rodrigues, do PV, e com Jorge Martins, do PSol, e explicou o motivo. “Nosso partido nunca disputou uma eleição e apareceu empatado com Crico, que segue para a terceira candidatura, e o próprio Jorge que já foi candidato a deputado”.

Tito Flávio também acredita que Franca viverá seu primeiro segundo turno da história. Mas, diferente de Crico, ele não arrisca dizer entre quem será a disputa. “Se não for com a gente (segundo turno), será com um dos outros candidatos”.

IBOPE: SIDNEI ROCHA LIDERA PESQUISA COM 57% DAS INTENÇÕES DE VOTO

COMÉRCIO DA FRANCA (30/8/2008)

O caos provocado pela falta de água em Franca no fim de julho não atingiu o prestígio de Sidnei Rocha (PSDB) junto aos eleitores. Pesquisa Ibope/EPTV divulgada ontem à noite mostra que o prefeito caminha firme para a reeleição com 57% das intenções de voto.

Gilson Pelizaro (PT) é o segundo colocado com 21%. Os demais candidatos, somados, atingem 4%. Todos os envolvidos na disputa pela Prefeitura comemoraram o resultado, mas os números mostram que somente uma grande reviravolta poderá evitar que a eleição seja definida no primeiro turno.

Foi a primeira pesquisa realizada após o começo da campanha eleitoral. O Ibope ouviu 504 eleitores entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Na pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Sidnei Rocha obteve 57%.

Na seqüência aparecem Gilson Pelizaro (PT) com 21% e Cristiano Rodrigues (PV) com 2%. Jorge Martins (PSol) e Tito Flávio (PCB) foram citados por um por cento dos eleitores. Do total, 13% não sabem ou não responderam, enquanto 6% disseram que anulariam ou votariam em branco. O prefeito também é líder na pesquisa espontânea: 52%. “Encarei os números com naturalidade. Acho que é o resultado do trabalho que fizemos nos últimos quatro anos. A população está entendendo o nosso esforço”.

Gilson Pelizaro disse que os 21% de intenções de voto estão dentro do planejado pelo partido. “Agora, vamos com a estratégia de uma arrancada maior no último mês de campanha. Estou muito feliz e confiante na possibilidade do segundo turno”.

Os candidatos nanicos não “jogaram a toalha” e ainda alimentam esperanças de uma reviravolta. “Vamos superar o Pelizaro e disputar com Sidnei Rocha”, acredita Cristiano Rodrigues.

Os números do Ibope reafirmam a pesquisa feita pelo Comércio em parceria com o instituto Datalink em junho, quando as candidaturas ainda não estavam definidas. Como foram adotados métodos diferentes, não é possível falar em evolução, mas os cenários são parecidos. “Acho difícil que a situação se inverta. Em política há muitas transformações inesperadas, mas não vejo no horizonte de curto prazo um cenário que indique mudança”, disse o jornalista Corrêa Neves Júnior, diretor-responsável do Comércio da Franca. “Possível é. Provável, não”, completou.

AVALIAÇÃO DE GOVERNO
Outro dado apontado pela pesquisa mostra que as chances de uma reviravolta no cenário político local são remotas: 65% das pessoas ouvidas pelo Ibope avaliaram a administração do prefeito Sidnei Rocha como sendo ótima ou boa. Outras 25% disseram que é regular, 5% acharam ruim e 4% péssima. “Fico muito feliz. É o esforço de toda a equipe sendo reconhecido pela maioria da população. Por outro lado, o índice de aceitação mostra que temos um campo bom para crescer ainda mais”, afirmou o tucano.

DIFERENÇAS MARCAM PRIMEIROS DIAS

COMÉRCIO DA FRANCA (24/8/2008)

O PV mirou na imagem jovem de Crico. Segundo o coordenador da campanha, Antônio de Pádua, a estratégia não tem o objetivo de excluir os mais velhos, mas incitar à renovação. “Mesmo porque as pessoas com mais idade têm muito a contribuir com conselhos e ensinamentos”.

A prioridade para a próxima semana, segundo Pádua, passada a apresentação, será focar a campanha no plano de governo da coligação.

Gilson Pelizaro (PT) destacou como como ponto positivo do horário político o conteúdo claro das propostas que serão destaque durante a campanha. “Há o restaurante popular, a municipalização da educação e outros pontos que serão aprofundados nos próximos dias”, disse. “Mas não vamos revelar para não nos prejudicar, principalmente porque o horário está sendo gerado na rádio Hertz”.

Tito Flávio (PCB) buscou mexer com a auto-estima do trabalhador em suas primeiras propagandas. “Procuramos evidenciar quem produz na realidade a riqueza da cidade”, afirmou. Apesar de ser o candidato com menor tempo, Tito foi o primeiro a atacar de maneira mais direta o prefeito. “A intenção é justamente fazer uma breve recordação nas manchetes que foram destaque envolvendo o atual governo que foram destaque”.

Para o coordenador da campanha de Sidnei Rocha (PSDB), Marcelo Facuri, a exibição não deixou nada a desejar. “Falamos de todos os assuntos com precisão”. Para os próximos dias, a linha de programação será a mesma, conforme Facuri. “Não damos preferência para nenhum assunto, tudo é prioridade”.

A reportagem tentou contato com Jorge Martins (PSol) para saber sua avaliação sobre a primeira semana de campanha na TV, mas seu celular estava desligado e ele não retornou à mensagem deixada.

PARA TITO FLÁVIO, PREFEITO MORA FORA

COMÉRCIO DA FRANCA (21/8/2008)

O candidato Tito Flávio (PCB) apresentou versões diferentes para os programas de rádio e televisão. No primeiro, foi mais incisivo e fez críticas diretas à administração de Sidnei Rocha (PSDB). Manteve um fictício diálogo com uma ouvinte e respondeu à pergunta “é verdade que um candidato (o prefeito) não está fazendo campanha por se considerar vitorioso?”. “É verdade. Tem candidato achando que já ganhou as eleições por causa de resultado de pesquisa velha. Ele diz que Franca está perfeita. Parece que mora em outra cidade”.

Tito continuou. “E você, o que é que acha? O Janjão funciona bem? Nas UBSs, o atendimento está perfeito? Para nossa sorte, teremos dois turnos este ano. É uma chance muito importante para votar em um projeto transformador, que coloca de fato o poder na mão de quem produz a riqueza na cidade, os trabalhadores”.

No programa de TV, Tito pouco falou. Voltou a mostrar reportagens com excesso do prefeito, enquanto a produção tocava parte do Hino Nacional e exibia o poema “Operário em Construção” de Vinícius de Moraes, que fala sobre empregados e patrões.

PREFEITOS ESTRÉIAM NO HORÁRIO ELEITORAL COM APRESENTAÇÕES E CRÍTICAS ISOLADAS

COMÉRCIO DA FRANCA (21/8/2008)

Os cinco candidatos a prefeito de Franca deram a largada em suas campanhas no horário eleitoral obrigatório. Ao contrário do verificado no espaço reservado aos vereadores na terça-feira, quando a oposição atacou a administração atual, o programa de ontem foi dedicado à apresentação de perfis. O PT mostrou suas propostas para a cidade, enquanto o PSDB destacou as obras de Sidnei Rocha e o que chama da volta dos “bons tempos”. O PCB e o PSol foram os únicos a endurecer os discursos e afirmaram que Franca não é o “paraíso” que a situação tenta mostrar.

A preocupação em produzir material com boa qualidade era evidente. O PT seguiu o padrão adotado em campanhas nacionais pelo partido e se destacou com imagens e jingles bem escolhidos. O PSDB procurou ser prático, intercalando entrevistas com o jingle da campanha e cenas de obras da Prefeitura. O que pesa contra os tucanos é o tempo de 15 minutos e 42 segundos, mais da metade do total. A equipe de produção tem de se desdobrar para preencher o espaço.

No caso do PV, houve um exagero na cor verde que denomina o partido. Até a gravata do candidato a prefeito, Cristiano Rodrigues, tinha esse tom.

O PCB de Tito Flávio abriu a programação. No rádio, não houve cerimônias e Tito mostrou a que veio. “Tem candidato achando que já ganhou as eleições por causa de resultado de pesquisa velha e esquecendo que não é o único candidato. Ele diz que Franca está perfeita. Parece que mora em outra cidade”, disparou.

Rodrigues usou todo o espaço do PV para se apresentar, mesmo esquema adotado por Jorge Martins. O candidato do PSol aproveitou ainda para cutucar Sidnei Rocha. “A cidade está cada vez mais rica, mas as desigualdades são cada vez maiores”.

O PT também abriu o programa mostrando a história de seus candidatos. Gilson Pelizaro respondeu a perguntas de eleitores e apresentou seus planos para os setores de Saúde, Educação e Emprego.

Último a aparecer, Sidnei Rocha, exibiu depoimentos de apoiadores e destacou suas realizações. “Transformamos a cidade num grande canteiro de obras”, disse.

PARTIDOS MONTAM BLOGS PARA DIVULGAR PROPOSTAS

COMÉRCIO DA FRANCA (19/8/2008)

Os blogs também figuram como método utilizado pelos candidatos ou correligionários para divulgar as candidaturas ou criticar os adversários. Em Franca, o PCB e o PT utilizam a tática.

O blog é uma espécie de site menos formal e menos complexo. Geralmente, o blog é composto de muitos textos - a maioria copiados de sites - e poucas imagens. A resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que cuida da propaganda na internet não faz restrições a eles e a análise de possíveis excessos ou irregularidades será feita caso a caso se houver denúncias.

O PT é um dos partidos que decidiu investir neste meio virtual. O blog não traz nenhuma alusão direta à campanha de Gilson Pelizaro, mas há vários comentários criticando atos e frases do prefeito Sidnei Rocha (PSDB) e atribuindo a ele problemas como a falta d’água à atual administração.

O presidente do PT francano, José Eduardo David, disse que o blog tem pouco mais de ano de criação. Ele descarta qualquer finalidade eleitoreira de apoio a Pelizaro. “É um blog partidário que traz as notícias do PT. Se você procurar, não tem uma notícia falando do Gilson”, disse. Em compensação, Sidnei é nome fácil. “A gente mostra a verdade. Só isso”, completou.

O blog do PCB, que tem Tito Flávio como candidato a prefeito, divulga claramente as propostas da legenda. Apesar disso, segundo Tito, o foco do blog não é a campanha. “A gente divulga as coisas que giram em torno do partido (...) Vamos criar a página da campanha, que deve entrar no ar a partir da semana que vem”, disse.